Os principais cuidados com alimentos ( In Natura )

A aparência de um alimento em suas condições naturais (in natura) diz muito sobre sua adequação para o consumo. "Como eles não são rotulados, o consumidor deve ser exigente quanto à sua aparência e cheiro", afirma Murilo Diversi, biólogo e especialista em Alimentos do Instituto de Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).


É bom evitar frutas e legumes muito maduros, amassados ou com a casca adulterada e levar em conta se a quantidade comprada é adequada para o número de pessoas que vai consumir para evitar desperdício. "Prefira produtos da época, pois costumam ter o preço mais em conta e menor quantidade de agrotóxico"

Os principais cuidados com alimentos

Ovos - É recomendável evitar consumi-los crus para evitar a contaminação pela bactéria - um organismo naturalmente presente no trato intestinal das aves. A casca deve ser

lavada cuidadosamente e mergulhada por 15 minutos em uma solução composta de 1 litro de água mais uma colher de sopa de água sanitária. Essa alimento deve ser muito bem processado (cozido o frito).

Frutas - Evite as amassadas, arranhadas ou muito maduras.

Verduras - Dar preferência aos exemplares da estação e evitar as folhas amassadas e queimadas.

Peixes - Os olhos devem ter a superfície transparente e brilhante, as guelras devem ser bem vermelhas e as escamas não podem soltar-se facilmente. A refrigeração é importante, porque o produto é altamente perecível.

Grãos - A presença de pó indica que há insetos no alimento. Cuidado com o cheiro de mofo. O amendoim in natura deve ser evitado, pois é veículo do fungo aspergillus flavus que produz a toxina aflatoxina (cancerígena). Dê preferência ao industrializado com selo da Abicab